Quimioterapia

O que é Quimioterapia?

Quimioterapia é o tratamento que utiliza medicamentos com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes.

A quimioterapia pode ser indicada como tratamento isolado ou ainda ser combinada com a cirurgia e/ou radioterapia, dependendo de fatores como tipo de tumor, localização, estágio da doença e condições clínicas do paciente.

Como a quimioterapia atua nas células?

A quimioterapia atua nas células para controlar ou inibe o crescimento das células que estão doentes, podendo afetar as células sadias.

O início do tratamento:

O seu médico lhe orientará sobre como programar as datas da aplicação da quimioterapia. Entregará o Termo de Consentimento Informado e tirará todas as suas dúvidas.

A quimioterapia é preparada por farmacêuticos, em cabines de segurança biológica específica (conforme legislação vigente), e administrada por enfermeiras.

Quanto tempo demora uma aplicação de quimioterapia?

O tempo da aplicação depende do tratamento proposto pelo seu médico.

Tempo de duração do tratamento:

O tratamento quimioterápico é planejado e acordo com o tipo de tumor e o estágio da doença. A partir destes dados é que serão definidos os tipos de medicação e q quantidade de ciclos.

Duração total do tratamento também pode depender da resposta do tumor as drogas utilizadas.

As aplicações podem ser diárias, semanais ou mensais. Durante o período de tratamento é feito um acompanhamento através da consulta, com avaliação clínica e de exames laboratoriais e/ou imagens.

Box de quimioterapia do instituto de oncologia santa paula