Mitos e verdades na alimentação do paciente oncológico

Sabemos que uma alimentação saudável e equilibrada é de extrema importância para se ter uma excelente evolução durante o tratamento, porém surgem muitas duvidas do que podemos ou não consumir.

Então, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre alimentação para pacientes que receberam o diagnóstico recente ou que estão em tratamento de câncer.

Se tenho câncer não posso consumir carne vermelha?

MITO. O consumo de carne é possível, porém deve-se consumir 2x na semana, podendo ser substituída, nos outros dias, pelas carnes brancas, ovos e outras combinações de alimentos com valor proteico semelhante, como a combinação de arroz com feijão.

É importante evitar frituras e alimentos gordurosos?

VERDADE. Principalmente em pacientes que apresentem sintomas de náuseas e vômitos. Além disso, o excesso de gordura está associado ao aumento no diagnóstico de alguns tipos de câncer, portanto evitar esse tipo de alimento também é uma atitude preventiva.

Devemos evitar o consumo de frutas cítricas?

MITO.  O consumo de frutas cítricas muitas vezes aumenta a salivação, além de melhorar enjoos devido a quimioterapia e radioterapia.

O consumo diário de 5 a 7 porções de frutas, vegetais e hortaliças é importante para uma melhora no tratamento?

VERDADE. Frutas e verduras melhoram o transito e a saúde intestinal; quando o intestino funciona bem aproveitamos melhor os nutrientes. Além disso, estes alimentos são importantes fontes de diversas vitaminas e minerais.

Fazer poucas refeições ao dia é melhor para o tratamento?

MITO. Fazer poucas refeições ou ficar em jejum faz com que o corpo poupe mais energia, por isso devemos comer de 3hrs em 3hrs para que o organismo tenha sempre nutriente necessário. Além disso, ficar longos períodos em jejum pode piorar a sensação de enjoo.

Carnes, ovos e vegetais verdes escuros melhoram a cicatrização?

VERDADE. As carnes, ovos e vegetais verdes escuros são ricos em vitaminas do complexo B, que ajudam no processo de cicatrização desde que se tenha uma alimentação equilibrada.

Beterraba por ser rica em ferro substituí a carne vermelha?

MITO. A beterraba não substitui a carne vermelha, pois sua concentração de ferro está presente em menores quantidades. Além disso, o ferro de origem vegetal é menos aproveitado do que o de origem animal.

Devemos consumir carboidratos, fibras e cereais todos os dias para garantir um aporte energético de qualidade?

VERDADE. Carboidratos, fibras e cereais consumidos em pequenas porções várias vezes ao dia contribuem para um equilíbrio energético diário.

Em virtude disso, devemos manter uma alimentação saudável e equilibrada levando em consideração a aceitação do paciente em tratamento e suas necessidades nutricionais.

Fonte: INCA

Comentários

  1. Marlei

    Estou tratando de câncer de tireoide e gostaria de orientações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *