8% da população brasileira ainda não relaciona o tabagismo com o câncer

Apesar de 100% dos entrevistados da pesquisa Ibope realizada pelo Instituto Oncoguia conhecerem ou, ao menos, ouvirem falar da palavra câncer, 8% ainda ainda não relaciona o tabagismo com a doença. Os dados foram apresentados no IX Forúm Nacional Oncoguia realizado nesta terça-feira (16/4). Além disso, 62% ainda não relacionam o mal à obesidade e sobrepeso, e 1/3 acredita que a doença é resultado de traumas psicológicos.

No Brasil, a estimativa para 2019 é que 634 mil novos casos de câncer sejam  descobertos. O número equivale a mais de um caso por minuto.

A notícia positiva da pesquisa foi a descoberta de que 60% da população tem uma perspectiva positiva em relação a doença, onde 43% acham que o câncer pode ser curado se for detectado no início.

No entanto, mais da metade, 56%, ainda não acredita que é possível diagnosticar rápido um câncer. 73% não acham possível iniciar o tratamento em até 60 dias no Brasil. O maior motivo é a fila de espera nos hospitais.

Por outro lado, 38% tem uma perspectiva negativa. Desses, 16% veem a doença como uma sentença de morte, 15% pensam na doença como uma fonte de sofrimento e dor e 7% tem medo até de usar a palavra.

Portal Correio Braziliense

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *