MINDFULNESS Melhora a qualidade de vida de pessoas com câncer

O que é comum aos vários tipos de câncer, independentemente de serem mais simples ou graves, é a preocupação e o estresse que geram em todos os envolvidos – para além da própria pessoa, afetando toda a família e amigos. Além disso, algumas vezes o tratamento é longo e complexo e pode afetar a qualidade de vida e a saúde mental, levando à ansiedade e depressão.

Como mindfulness ajuda pessoas com câncer?

Muitos estudos científicos têm deixado cada vez mais claros os efeitos positivos da prática da atenção plena em pessoas sendo tratadas para o câncer. Os benefícios são de vários níveis, como melhora no estado de humor (menos risco de depressão), na qualidade do sono (a insônia é muito comum em pacientes com câncer) e efeitos na redução do estresse em geral.

Na soma, todos esses benefícios melhoram a qualidade de vida e podem ter efeito positivo também no sistema imune desses pacientes, pois sabidamente estados de ansiedade e depressão podem afetar a resposta imunológica. Assim, os efeitos podem ser ainda mais amplos.

Com base nesses estudos, muitos centros de oncologia em hospitais no Brasil e no mundo têm oferecido treinamento em mindfulness para seus pacientes, inclusive durante os períodos de internação.

Além dos efeitos que já apontei, alguns estudos, ainda iniciais, têm mostrado que a prática regular de mindfulness pode reequilibrar mecanismos de neuro-inflamação, que estão associados a tratamentos mais eficazes e, inclusive, à prevenção do câncer.

Como uma pessoa com câncer pode praticar mindfulness?

É fundamental nesse caso ter o apoio e consentimento do médico de referência e sua equipe e de um instrutor qualificado de mindfulness, que indicarão o melhor momento e as melhores técnicas para cada caso. Em geral, os programas de mindfulness de oito semanas são os mais indicados, como por exemplo o MBSR, que podem ser adaptados às condições de cada pessoa.

A sugestão é os exercícios de atenção plena sejam feitos com regularidade, de preferência todos os dias da semana, mesmo que por períodos curtos no início, de 5 a 10 minutos por dia.

Portal Dr. Marcelo Demarzo Mindfulness Brasil

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