Que adolescentes que fumam são mais gordos e bebem mais?

A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, revelou que nos 27% da população mundial fumava nos anos 2000; em 2016, o número caiu para 20%. Atualmente no Brasil, estima-se que 10,2% da população seja fumante, o que representa uma queda de 35% nos últimos dez anos.

Cigarro na Adolescência
A OMS ainda alerta para o fato de que 24 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos fumam cigarros em todo o mundo. Além disso, cerca de 4% da população nesta faixa etária fazem uso de produtos de tabaco sem fumaça, como o cigarro eletrônico e narguilé.

Cigarro e obesidade

A pesquisa mostra que a obesidade abdominal em adolescentes de 15 a 17 anos é mais frequente entre fumantes do que entre não fumantes. De acordo com a pesquisa, entre as meninas que fumam, a circunferência abdominal é 57% maior do que a das não fumantes. Já nos meninos, este valor chega a ser 131% maior.

Cigarro e bebida alcoólica
Jovens que fumam um ou mais cigarro por dia tendem a consumir também quantidade maior de bebida alcoólica. Segundo o estudo, apenas 3,1% dos meninos não fumantes ingerem uma ou mais doses de álcool por dia.

Metas de redução
Países-membros da Organização Mundial da Saúde se comprometeram a reduzir 30% do consumo de tabaco em pessoas com 15 anos ou mais até 2025.

Fonte Portal Veja.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *