Você Sabia? Cientista cria a gota de água mais pura do mundo

A engenheira física Ulrike Diebold, professora do Instituto de Física Aplicada de Viena, na Áustria, diz ter criado uma gota de água tão pura que não deixa nenhum rastro sobre a superfície com a qual teve contato.

A solução para criar essa gota ultrapura foi evitar qualquer contato com o ar. Para isso, os cientistas introduziram um vapor de água purificada em uma câmara de vácuo onde havia um minúsculo cone metálico resfriado a 140°C negativos.

Assim, o vapor dentro da câmara se congela e forma um milimétrico ‘iceberg’ ao redor do cone que ainda não entrou em contato com o ar. Sob o bloco de gelo, eles colocaram uma amostra de dióxido de titânio (TiO2), que anteriormente também tinha sido limpa a vácuo em escala atômica.

O passo seguinte foi elevar a temperatura para que o gelo descongelasse e formasse uma gota de água super pura que caiu sobre a amostra. Ao removerem a gota, nada ficou na superfície.


(Direito de imagemULRIKE DIEBOLD) – Gota de água mais pura do mundo

É preciso, antes de tudo, dizer que não é saudável beber água ultrapura. A água potável deve conter certos minerais para que seja seguro ingeri-la.

Dessa forma, a gota mais pura do mundo serve apenas para pesquisas. Além disso, Diebold destaca um detalhe: “Ela está dentro de uma câmara de vácuo, assim, não é fácil de alcançá-la”.

Fonte: Portal BBC

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *